Faltam pouco mais de quatro meses
para o final de 2017, com certeza em 2016 todos elaboramos um POA, (nós
elaboramos vários) isso é inerente a qualquer administração consciente
em qualquer tipo de empreendimento, o problema não é o Plano Orçamentário Anual
e sim: Quem o elaborou, como, e que uso dele foi feito durante o ano.
A importância dele é tamanha numa gestão que nosso contrato de Administração
Hoteleira é vinculo a ele.
Se o que elaborou em 2016 saiu
todo fora das previsões, descubra porque isso aconteceu, os motivos não as
desculpas, não, não deu errado por causa da crise, assim poderá consertar o
resultado para 2018, o segredo além da elaboração é o como lidar com o
Planejado. Essa é a real questão.
Hoje todos falam e “sabem” muito sobre Revenue
Management, será? E se sabem tanto porque os problemas com as gestões
que vemos por aí se lamentando? Você sabe que há vários passos antes que o
Planejamento Orçamentário Anual se encaixe na filosofia econômica de gestão que
é o RM? Pois é, há uma série deles, mas o mais importante neste momento não são
esses passos, tanto
o livro que editamos sobre o assunto como nosso curso explicamos todos
eles e exatamente o como se deve proceder.
A questão é que gostem ou não o
primeiro passo para a área financeira quando implantamos uma filosofia de
gestão fundamentada no Revenue Management é exatamente a Planilha do
Planejamento Orçamentário Anual, a rigor ela deve ser elaborada por todos os
colaboradores e terminar na Gerência e diretoria, mas o que mais fará a
diferença é o que cada um vai fazer com essa planilha, e ela evolui no
organograma, precisa ser dinâmica e acompanhada diariamente só assim e usando
esse sistema podemos atestar:
“Rentabilizamos qualquer Hotel de qualquer tamanho em qualquer lugar do
Mundo em pelo menos 17,5% em um Ano”.
Lembrem-se não há filosofia de
gestão mais rentável para a hotelaria, que o bom e velho Revenue
Management. É filosofia que deve ser usada com os mesmos resultados em
99 de cada 100 empresas em atividade.
Lembro-me que era um 10 de Agosto
há alguns anos e conversando com um empresário sobre o POA dele recebi a
seguinte queixa “portuga, estou US$: 50.000,00 (sim dólares) atrás da minha
previsão e não vou atingi-la”. Eu perguntei por quê? E como bom Brasileiro ele
respondeu, “não vai dar”.
Bem tratava-se de um Hotel
médio para grande e eu disse-lhe, eu atinjo, e faço com você um Contrato de
risco, venho me instalar no hotel de uma semana a 10 dias por mês, minha
palavra é lei e dia 10 de janeiro você me dá 60% do que eu conseguir passar
desses seus 50 mil dólares, como adiantamento pelo meu serviço você paga R$: 4.000,00
por mês sempre 5 dias antas da minha chegada. Ele achou que eu estava louco,
(natural) dispôs-se a investir R$: 3.500,00 e eu aceitei e passamos de 60% para
65%, e ele topou, pois não acreditava que eu conseguisse fazer em SP 50.000
Dólares a mais em 4 meses e vinte dias.
No dia 12 de janeiro ele ficou
discutindo comigo que, 65% de nada era nada, mas de acordo com o seu
Administrativo ele teria que me dar R$: 31.795,67, ou seja, eu fiz o hotel
cobrir os US$ 50.000 que estava atrasado e faturei mais R$: 48.916,42 – Não foi
exatamente uma remuneração pela qual trabalho normalmente, mas foram 143 dias
de muito trabalho e principalmente de trabalho conduzido e dirigido de forma
que os colaboradores do empreendimento não estavam acostumados.
ISSO É REVENUE MANAGEMENT Pleno
em Ação. Além deste empresário ter batido a meta, ele teve seu pessoal treinado
à exaustão na filosofia do Revenue Management.
Vamos lembrar que 2018 é o ano de
recuperação e muitos vão descobrir que podem iniciar se refazer dos maus investimentos
feitos na “tal copa do Mundo” que além de frustradas muitas expectativas que
nunca se concretizaram, mas nós avisamos antes, esta recuperação vai estar
disponível para os mais preparados. De que lado você vai estar? Reposicione seu
empreendimento no mercado é o que mais temos feito este ano.
Conheça o que, e principalmente
como fazer para que tudo saia exatamente como planejar, além de descobrir
exatamente como rentabilizar. Não deixem chegar Setembro para descobrir que vão
faltar 50 mil dólares no faturamento anual previsto e agora não tem mais jeito.
Ou que seu Hotel não rendeu o esperado, ele não vai render mesmo se o que vai fazer
continuar sendo mais do mesmo.
Temos no mercado
“Administradoras” que há mais de dois anos não distribuem dividendos, você
acredita que se eles não estivessem ganhando não teriam devolvido os
empreendimentos? Claro que ganham, então escolha a Administradora
que só ganha quando há dividendos para distribuir.
Em que pese alguns não gostarem
eu digo e repito e confirmo há mais de trinta anos:
“Não há hotéis que não deem lucro, há
sim hotéis mal administrados”.
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